Em nosso passeio de Motorhome pela Califórnia esse parque era um dos lugares que nos tínhamos como certeza que iríamos passar ou pernoitar. Então, vamos contar neste post tudo que planejamos e fizemos em Yosemite.
Yosemite National Park é uma visita obrigatória para quem vai conhecer o Estado da Califórnia. Fica localizado nas montanhas Serra Nevada e próximo a cidade de Mariposa. O Yosemite é um parque nacional mantido pelo governo americano. Sendo assim, recebe anualmente milhões de visitantes e possui uma área de 3.081km². É muito espaço para praticar trilhas, escaladas, andar de bicicleta, apreciar a natureza, o barulho das aves, dos rios e das cachoeiras.
Onde Ficamos:
Tínhamos como opção de ficar na cidade de Mariposa ou em algum camping próximo ao Parque (cerca de 1:30h de distância). Mas também tentaríamos conseguir uma vaga no camping de dentro do Parque.
Todos os nossos esforços remotos de contatar ou reservar por e-mail ou site não foram suficientes, não recebíamos respostas. Então, como estávamos de Motorhome, saímos pela manhã da cidade de Fresno, onde havíamos pernoitado, e seguimos para Yosemite. Chegamos pela manhã, cerca de uma 11:00h e estacionamos perto do Campground reservations para ver como funcionavam as reservas. Para nossa surpresa, descobrimos que as reservas não confirmadas e pagas no horário marcado retornam para serem distribuídas aos novos solicitantes. Contudo, segue a ordem de chegada e estar presente na hora da “chamada”. E assim tivemos a sorte de conseguirmos um camping para passar a noite e aproveitar bem todo o parque.
Quando Fomos:
Nosso passeio pela Califórnia foi em maio/2018, infelizmente a região/estrada do parques das sequoias estava fechado.
A média das temperaturas de acordo com os meses:
• Janeiro, fevereiro e março: Máxima de 15º e mínima de -5º.
• Abril, Maio e Junho: Máxima de 21º e mínima de 4º.
• Julho, Agosto e Setembro: Máxima de 27º e mínima de 6º.
• Outubro, Novembro e Dezembro: Máxima de 15º e a mínima de -9º.
Como se locomover em Yosemite:
Aqui vou separar em duas partes. A primeira é de como chegar a Yosemite, caso esteja hospedado fora do parque:
O ideal é ir de carro, com certeza, pois assim você faz o seu horário. Entretanto, caso você precise de locomoção existem empresas de ônibus que fazem o trajeto até Yosemite.
• A empresa Greyhound (saiba mais no site). Para fazer a cotação dos trechos Los Angeles – Yosemite ou San Francisco – Yosemite.
• A empresa YARTS ( saiba mais no site). É uma empresa de ônibus que faz o trecho Mariposa – Merced – Yosemite, no site tem o mapa, valores e locais onde os ônibus passam. É muito fácil de encontrar as informações.
Para se locomover dentro Parque existe um shuttle gratuito para circular, assim você pode passear sem precisar em fazer tudo a pé. Existem pontos de parada ao longo do parque e os shuttles passam a cada 15-20 minutos, aproximadamente. O serviço funciona das 07:00 até 22:00 (mas é bom sempre perguntar, pois muitas vezes algumas das rotas podem parar antes).
Iniciamos nossa visita pelo Visitor Center, ali tem a disposição minimercado, lanchonetes e restaurantes. Entretanto, antes de começar o passeio, há uma apresentação com explicação sobre o parque e é distribuído o mapa de Yosemite com o horário e locais das paradas do Shuttle:
Mas sempre vale a pena andar um pouco entre as atracões para se deparar com uma linda cachoeira, um rio com águas turbulentas, um esquilo ou família de esquilos brincando.
Não tem como não se impressionar com a grandiosidade desse parque. As famílias vem para este paraíso e passam dias acampados. O nosso sentimento foi de que, apesar de termos aproveitado ao máximo do dia que passamos, foi termos a certeza que temos que retornar.