Qualidade de vida em Portugal – Cascais

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

Confira também:

Destino: Portugal –  Roteiro geral

Destino: Guimarães

Descubra tudo sobre Aveiro – Portugal

 

Fuso horário: +5h (horário de Brasília)

 

Saímos de Guimarães bem cedinho, pois tínhamos que percorrer uns 400 km, então levaríamos algumas horas de estrada para chegarmos a nossa última parada, a tão falada Cascais.

As estradas portuguesas são ótimas, bem sinalizadas e por isso, bem pagas. Para quem acompanhou toda nossa viagem por Portugal, percebeu que fizemos de sul a norte. Passamos por diversas cidades, algumas somente passagem, no entanto, outras ficamos um determinado tempo. O preço do diesel foi tranquilo, gastamos 2 tanques de combustível, já que o carro era muito econômico (Renault megane), entretanto, de pedágios foram mais de 160 euros.

 

Chegamos no hotel perto das 13h, claro que o quarto ainda não estava liberado, assim deixamos o carro, as malas, e fomos passear, pois o ponto maior da viagem era saber se essa cidade era como tantos falavam, ótima para se viver (aposentado).

Hotel – Reservamos o Hotel Vila Galé Cascais, principalmente pela localização, preço e ter estacionamento. Já que estávamos de carro e com malas de viagem. Valor da estadia R$ 1.500,00/casal/3 diárias, quarto vista mar.

O hotel fica localizado pertinho do centro, da praia, da marina e ainda recebem encomendas da Amazon sem custo adicional.

Porque conhecer – esta cidade é falada em todos os grupos de viagem, programas de televisão que abordam a aposentadoria e nos despertou uma curiosidade imensa. O que ela tem de tão especial? Assim, além de conhecer alguns pontos turísticos, abordamos muito os moradores para entender o porquê ela é tão especial, e não precisou muito tempo para descobrir.

 

A região, além dos moradores antigos foi, aos poucos, tornando-se a queridinha dos aposentados na união europeia. Para quem procurava qualidade de vida, esse era o local.  Visto que a cidade é bem servida neste quesito e a poucos km de Lisboa, tornou-se referência. Este fato também tornou a região mais cara, pois com a elevação da renda, os imóveis de alta qualidade se espalharam pela região. Descobrimos que, para morar com período inferior a 1 ano, a média do aluguel de um apartamento de 2 quartos perto da praia gira em torno dos 2.000 euros (um pouco além do que havíamos ouvido falar). Mas esse valor é tido como normal devido aos altos índices de segurança, mobilidade, da qualidade dos alimentos, e da proximidade da capital (aeroportos e trem). Sem falar que também é palco de grandes festivais e eventos.

 

Atrações:

  • Centro Histórico – Passear pelas ruas de Cascais é como estar nas cidadezinhas pequenas. Comércio de portas pequenas, preços dos mais variados, mercadinhos gourmet (com vinhos a preço de refrigerantes). Muito próximo, claro para quem gosta de andar, fica a estação de trem, que liga até Lisboa. Você pode ir ao Shopping, e aos grandes mercados. Fizemos tudo a pé.

 

  • Marina de cascais – Além de ser uma grande marina, há um centro comercial. Onde ficam restaurantes, mercado, lojas de mergulho, lojas de equipamentos marítimos, lojas de aluguel de scotter e muito mais.

 

  • Praia da Ribeira – é a primeira praia de quem chega pela marina. Fica próxima ao centro, ponto com um das melhores vistas de por do sol, digna de molduras.

  • Praia da Rainha – Praia impecável, ótima para banho ou para curtir um belo chopp a beira mar.

  • Estoril – Servida de uma orla linha. Cheia de pontos de fotografia ou de aluguel de pranchas de surf, lugar de ondas perfeitas, longas e visual de tirar o fôlego.

 

  • Boca do Inferno – local com falésias, onde o estrondo das águas faz um barulho assustador. Fomos com maré baixa e já havia barulho, imaginem com a maré alta. Neste local há restaurantes e venda de souvenires.

 

  • Costa da Guia – se trata de uma longa rua toda preparada para sandar a pé, de bicicleta ou de carro/moto. São mais de 7 km de extensão. Nela fica a marina boca do inferno e ao longe a praia do Guincho.

 

  • Sintra – este passeio requer um post a parte, pois realizamos um trajeto lindo, de scooter. Recomendamos a ida mesmo para quem quer fazer de carro.

 

  • Lisboa – Também chegamos a dar uma voltinha por Lisboa, pelo litoral, até a Praça do Império. Pertinho do tradicional Pastel de Belém, e já que ali estávamos, bora enfrentar a fila para comer uns pasteizinhos.

 

Nossa opinião sobre Cascais: é uma linda cidade. E sim, é tudo aquilo que falaram e muito mais, pois a facilidade de se chegar a diversas cidades como Lisboa ou Sintra (cidades que compõe o trio real) é muito fácil, rápido e com paisagens lindas. Por fim, moraria em cascais sem pestanejar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *