Paraty – A bordo de veleiro

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

Vem com a gente nessa aventura pela Baía de Paraty !!Como? Dessa vez de veleiro…. em épocas de pandemia, poder viajar e ficar sem máscaras foi a saída encontrada para descansar um pouquinho e curtir o ar puro.

Ficamos 5 dias a bordo do Veleiro Ilhas das Palmas, reservado na Wind Charter, para nos o grande diferencial dessa empresa foi o atendimento e poder levar nossos gatinhos a bordo – Pucco e Nina, pois a maioria das Locadoras de veleiros não permitem animais a bordo.

Como Planejamos:

Estávamos em férias em Caiobá, portanto tínhamos tempo de sobra para planejar o retorno para Brasília, com um peque stop em Paraty, um pequeno desvio até  antes de retornarmos ao trabalho.

Fizemos os 600 km de Caiobá ate Paraty em um dia, saímos cedo e a tardinha estávamos no veleiro, estrada tranquila, sem muitas intercorrência, a não ser a serrinha travada que liga São Paulo à Paraty, de pista simples e bem sinuosa em alguns trechos.

Veleiro:

Alugamos o Veleiro Ilhas das Palmas, um wind 34 pés com a wind Charter (site deles). Os valores estão dispostos no site, e variam muito de acordo com as necessidades de cada pessoa/família.

O veleiro tem capacidade para 6 pessoas, estávamos em 2, então foi perfeito! Para quem não conhece, esse veleiro tem dois quartos, um banheiro, sala e cozinha completa, além de churrasqueira, SUP, e bote, pacote completo para nós.

Vamos falar sobre alimentaçã: compramos água e bebidas, gelo, pão fatiado, comidas para fazer em panela única, tudo para almoços rápidos e práticos (ou seja: macarrão, risoto, nhoque etc.).

Além disso, o barco tem churrasqueira, então fizemos churrasco com pão e maionese! As sobras, viravam um mexidão no outro dia… sem frescuras ok!

Mas, há muitos restaurantes na região, então, diversificamos muito.

Planejamento do percurso:

As coisas foram se encaixando naturalmente. Começamos reservando o Veleiro e depois estudando a região e olhando as cartas náuticas da baía, até para saber se daríamos conta dessa aventura. Sim, foi um pouco invertido mas deu tudo certo.

Estávamos tão concentrados no como fazer que somente nos demos conta que iríamos conhecer lugares incríveis quando recebemos junto com a revista Náutica, um guia de Angra e Parati 2011. Isso foi nossa Bíblia de atrações na região. Nós usamos sempre.

O QUE FAZER:

A região de Paraty, para quem gosta de velejar é perfeita, cheia de ilhas e enseadas, portanto com diversos lugares abrigados de ventos, o que é perfeito para uma ótima noite de sono. Vou detalhar os passeios que fizemos:
Saímos da marina pela manhã ainda, perto das 09:00h, e fomos para a Ilha da Cotia, cerca de 2 horas. Chegamos e nos deparamos com uma ilha com praia e um mar praticamente sem ondas. Como era o primeiro dia com os gatinhos não quisemos abusar muito, mas foi melhor que a encomenda pois eles adoraram o silencio e estar no barco…que alívio.
No dia que chegamos ainda havia alguns veleiros por perto, pois era sábado, mas todos eram de famílias, charter ou de passeios, então, um lugar que recomendo para quem nunca passou a noite em veleiro.
Aproveitamos e fomos nos iniciar no SUP, e não é que fizemos bonito, demos a volta na ilha, de primeira, acho que nascemos para esse esporte, pois foi muito fácil de ficar em pé e passear.
A Ilha da Cotia tem aguas cristalinas, então peixes, estrelas do mar dá para ver, mesmo sem mergulhar!!
Outro passeio incrível, foi conhecer o Saco do Mamanguá, o único fiorde do Brasil, mas nada que impedisse de apreciar a beleza exuberante do local.
Aqui, mesmo para quem quer ir nas pousadas ou passar o dia , somente se chega de barco ou lanchas a partir de Paraty Mirim, há como passar o dia, ficando na praia do cruzeiro onde há alguns restaurantes e camping, dessa praia da para fazer a trilha para subir no pão de açúcar, fazer um passeio de SUP ou caiaque pela região do mangue, ir na cachoeira  do Rio Grande e muitas outras atrações locais.

Como eu falei, os passeios saem da Praia de Paraty Mirim, e essa eu não poderia deixar de conhecer, é aqui que esta a Capela Nossa Senhora da Conceição que foi edificada em 1720.

A praia, além de ter um visual um lindo de serras, ser um criadouro daqueles sirizinhos – que se escondem quando andamos, tem como  peculiaridade o encontro do Rio Paraty-Mirim com o mar:

Pensa que acabou, nosso passeio ainda se estendeu ate a ilha da Cedro, que fica a 9 milhas da saída do Saco do Mamanguá, lugar incrível, bem abrigado e  que nos proporcionou uma velejada super gostosa.
Outra ilha de aguas calmas e transparentes, o cenário era esse:
E foi aqui que saboreamos o melhor almoço da região, em atendimento, preço, local e qualidade:
ONDE COMER:

Vamos contar aqui os restaurantes que foram indicados ou que frequentamos, há muitos outros é claro, e aos poucos acrescentaremos aqui, pois logo retornaremos para novos passeios:

Restaurante do Dadico – Saco do Mamanguá

Restaurante do Cruzeiro – Praia do Cruzeiro – Saco do Mamanguá

Restaurante/Bar do Nelson – Ilha do Cedro

ONDE FICAR:

Nos não ficamos hospedados, pois estávamos em veleiro, mas há diversos hotéis e pousadas na região, sugerimos acessar o booking.com .

Nossa opinião Paraty:

Essa foi a nossa aventura pelas águas da Baía de Paraty, aprendemos muito, nos divertimos demais e ficamos com o gostinho de quero mais. A maior parte do percurso fizemos no motor, visto que o vento estava muito fraco, ajudou muito pois íamos na direção correta, independente do vento.

E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Ficou alguma dúvida sobre essa velejada? Pergunte ou conte para a gente a sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *