Morretes

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira
  • Onde ficar

    O Visitante terá diversas possibilidades de hospedagem como Hotéis, pousadas,  camping .

    Saiba Mais
  • Onde comer

    A região é cheia de restaurantes e quiosques,  não deixe de saborear as delicias locais.

    Saiba Mais
  • Compras

    Aproveite o artesanato, balas de banana sempre tem uma opção para uma comprinha.

    Saiba Mais
  • O que fazer

    Essa cidade conta com inúmeros atrativos de passeios em serras, rios, cachoeiras e praias, aqui  pequeno relato  das atrações de Morretes.

    Saiba Mais

Neste post quero apresentar  a cidade de Morretes, para quem leu meus post sobre o Litoral Paranaense é uma das cidades que eu recomendo a visita, a estadia ou que ela seja incluída no caminho de descida às praias.

Localizada a aproximadamente 70Km de Curitiba, há três formas de ir para Morretes: descendo de trem e curtindo a descida da Serra do Mar pela histórica estrada de ferro, de carro/moto ou bicicleta pela Estrada da Graciosa ou pela BR-277  e depois acessando a PR 804.

A cidade de Morretes  foi fundada em 1733 pelos jesuítas, sendo uma charmosa cidade localizada entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões preservados e restaurantes, além de que esse cenário fica na beira do Rio Nhundiaquara com seus rios de pedra e cachoeiras, para quem chega pela BR277 já recebe o carinho na porta da cidade:
O QUE FAZER:

Vou apenas sugerir uns poucos passeios, aqueles que normalmente quando estamos em férias ou quando fazíamos um bate-volta de Curitiba

CENTRO HISTORICO

Passear pelo centrinho e poder contemplas os casarões bem conservados, sentar na beira do rio “Nhundiaquara” nome indígena: (NHUNDIA: peixe, jundiá e QUARA: empoçado, buraco), curtindo o pular dos peixes.

Os casarões de muitas beiras, que são aqueles prolongamentos de telhado sobre as paredes externas que indicava quais era as casas dos ricos com camadas para o lado de fora (muitas beiras), ao contrário dos lares dos pobres, desguarnecidos de quase tudo (sem eira nem beira).

PONTE DE FERRO (ponte velha) 

Aqui um dos locais clássicos para uma foto, atravessar essa linda estrutura metalica. Ao atravessar saindo do centrinho você encontrará diversos restaurantes,  já que muitos que ficam a beira do rio, como o Madalozo e o Ponte Velha.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PORTO

Localizada em um morro, acho que o ponto mais alto da cidade, que a sua simplicidade a torna encantadora,  possui um sino do ano de 1812, época imperial, na entrada da igreja.

 

ADMIRAR AS LINDAS PALMEIRAS IMPERIAL

No ano de 1882 Dom Pedro II visitou a região e plantou algumas palmeiras, elas estão ornamentando a cidade até os dias de hoje e fazem parte do cenário de Morretes.

 

DESCER O RIO DE BÓIA (boia-cross )

Esse é para os corajosos e que gostam de aventura e agua gelada, pode parecer engraçado, mas esse é um dos “esportes” ou brincadeiras mais procurados na região, em épocas de calor as famílias se divertem brincando nas correntezas do rio, descendo de boias e brincando nas aguas e poços.

Há muitos outros passeios a serem realizados, tanto na cidade como na região, por isso sugiro, dentro do possível, ir conhecer  a cidade sem pressa.

 

ONDE COMER:

Vou comentar aqui somente aqueles restaurantes que nos mais costumamos frequentar, mas primeiro, vou explicar o que é o prato principal da cidade e o “Barreado“.

O barreado é um prato de origem açoriana. A origem no litoral do Paraná é atribuída aos portugueses que vieram para nosso litoral no século XVIII. Consiste numa carne cozida por longo tempo em panela de barro, com tampa também de barro para que o peso da tampa não permita que o caldo do cozimento seque. A tampa da panela é fechada com uma massa feita de farinha e água para preservar a humidade e o calor. Após o longo tempo de cocção, a carne fica desfiada e extremamente macia. Serve-se acompanhado de farinha de mandioca, arroz, banana e laranja. Fonte: Wikipédia.

 

RESTAURANTE NHUNDIAQUARA

Um dos nossos preferidos restaurantes, não somente pelo atendimento mas como pela localização e visual.

RESTAURANTE MADALOZO

Esse é localizado após atravessar a Ponte de Ferro, logo a sua direita, atendimento maravilhoso.

ONDE FICAR:

Morretes é repleto de hotéis, pousadas e  camping. Há preços para atender todos os perfis de turista, então, a melhor dica é se programe com antecedência, evite os feriados mais prolongados onde a taxa de ocupação é elevada e consequentemente os preços são mais elevados.

Para quem gosta do ecoturismo ou viajar de Motorhome ou de barraca, a dica é ficar no Espaço Ecológico Joao Mineiro, e aproveitar e curtir o Parque de Diversões:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPRAS:

O litoral oferece muitos produtos artesanais ou de fabricação própria, vale a pena dar uma volta e provar e levar de lembrança. Eu não retorno sem a deliciosa bala de banana, vinho, uma cachaça de Antonina ou Morretes.

 

LOJAS DE ARTESANATO

Circular pelas ruas e entrar nas lojinhas de artesanato, olhar os detalhes da cultura local e dos cuidados com os artesanatos locais, sejam esses em cerâmica, em tecido ou em seus lindos souvenires.

Fica a dica, prove a bala ainda em Morretes, assim dará tempo de comprar os pacotes das famosas balinhas de banana, pois se você curte docinhos, vai ficar viciado. Então, aproveita e ajuda a economia local e já compra em Morretes mesmo e, de preferência um pacote de 1kg pra não se arrepender depois.

Nossa opinião de Morretes: recomendamos a todos que não conhecem o Litoral paranaense, e vir com tempo para desfrutar das suas inúmeras belezas e preciosidades. 

E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar responder ou saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *