Matinhos – Caiobá

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira
  • Onde ficar

    O Visitante terá inúmeras possibilidades de hospedagem como Hotéis, pousadas,  camping ou aluguel de casas e apartamentos.

    Saiba Mais
  • Onde comer

    A região é cheia de restaurantes e quiosques,  não deixe de saborear as delicias locais.

    Saiba Mais
  • Compras

    Aproveite o artesanato, balas de banana, vinhos e cachaça, sempre tem uma opção para uma comprinha.

    Saiba Mais
  • O que fazer

    Essa cidade faz parte de um vasto litoral com inúmeros atrativos de passeios em serras, ilhas e praias, aqui  relato um pouquinho das coisas a serem feitas apenas em Matinhos.

    Saiba Mais

Em épocas de pandemia as férias são curtidas em segurança, como nós no apartamento de praia, assim vamos contar um pouco sobre o litoral paranaense, no caso a Praia de Matinhos e seus balneários, dentre os quais, Caiobá onde curtimos nossas férias.

Aqui um mapa para exemplificar o nosso litoral:

Fonte: Matinhos.com

Neste post quero apresentar, a cidade de Matinhos, localizada a aproximadamente 100Km de Curitiba, onde a estrada mais rápida e duplicada é seguindo pela BR-277 sentido Paranaguá, em seguida a PR-508, conhecida como rodovia Alexandra-Matinhos.

Outra opção de acesso seria pela BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis. No trevo de Garuva, entrar na PR-412 sentido Guaratuba e atravessar a baía de ferry-boat, até chegar a Matinhos.

Ainda outra opção é descer via Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, passar por Morretes ( almocar um delicioso Barreado) e seguir via BR 277 para Matinhos.

Como pode ver temos diversos acessos ao litoral, as praias pertencentes ao município de Matinhos são: Praia de Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajá, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II e Flamingo, a praia de Matinhos (Praia Central e Praia Braba) e Caiobá ( Praia Braba, Praia mansa e do Belo).

O QUE FAZER:

O Litoral é muito rico em belezas naturais, sendo muitas bem preservadas, vou listar algumas sugestões, que são as que já fui ou tive boas referencias.

 

  • CENTRINHO DE MATINHOS
  • IGREJINHA DE SÃO PEDRO (PAROQUIA SÃO PEDRO)

Esta linda igreja foi construída entre os anos de 1938 e 1944, a qual durante muitos anos abrigou a Igreja Matriz de São Pedro. Constitui-se no único bem histórico que rememora aos primórdios do município. Em 1987 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. No final do ano de 2001 em ação conjunta da paróquia, Prefeitura, Câmara Municipal e a comunidade foi realizada uma grande reforma voltando a ser casa de orações.

 

Ao lado esta situada a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, uma preciosidade que poucos conhecem

Andar pelo centrinho é sinônimo de passear por lojas, sorveterias, chocolatarias, lojas de souvenires, uma delicia de passear pelo calçadão até chegar na praia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • PRAIA CENTRAL

A praia mais central de Matinhos localizada entre o Rio Matinhos e a Ponta das Pedras. Uma praia em que a orla abriga um calçadão e diversos comércios e pousadas. Ótimo para curtir a praia, surf, saborear um petisco ou apenas apreciar o mar e a ilha dos Currais.

Ótimo local em dias de sol, já em dias de chuvas ou ressacas torna-se bem perigoso pois as ondas, por vezes, invadem até o calçadão.

 

A Ponta de Pedras que interliga a Praia Central de Matinhos com a Praia Brava pela praia, é uma construção turística nova,  foi construída uma estrutura de madeira com mirantes e bancos. Um dos pontos turísticos que rendem fotos belíssimas do nascer e por do sol.

O Pico de Matinhos  é ideal para a prática de surf, devido às boas formações das ondas, o famoso pico de direitas do litoral sul do Brasil é muito procurado pela extensão de suas ondas. São direitas que dificilmente ultrapassam 1,5 metros e que rolam por muitos metros, paralelas às pedras. Também é um dos locais mais procurados para aulas de surf.
  • PRAIA BRAVA – MATINHOS
Praia de orla extensa ideal para passeios, atividades esportivas. Repleta de quiosques, sorveterias, bares e restaurantes é uma opção para curtir a praia na sua extensa faixa de areia.
O interessante da orla é que apesar de extensa há pouquíssimas pousadas a beira mar, as edificações são predominantemente particulares. Outro ponto adorados pelos surfista fica na frente do SESC Caiobá onde as ondas atraem muitos surfistas e também é palco de diversos campeonatos de surf.
Fazer uma caminhada no calçadão ao anoitecer, ou andar de skate ou de bicicleta faz parte dessa parte do cotidiano ou outra dica é fazer como os moradores locais e colocar uma cadeirinha no calçadão e ver o ir e vir das pessoas e curtir o por de sol ou as noites enluaradas.
A Praia Brava é tão extensa que é dividida em duas partes, a praia Brava de Matinhos tem 1,6km e em seguida a Praia Brava de Caiobá com 1,4 km.
  • CAIOBÁ
Esse é um dos balneários mais badalados dos curitibanos e turistas, e é composta de 3 praias : Praia Brava, Praia do Belo e Praia Mansa.
A Praia Mansa esta localizada de frente a baía de Guaratuba, suas aguas são calmas e limpas, praticamente não tem ondas, uma piscina em mar aberto. Na temporada há diversos quiosques que alugam caiaques e pranchas de SUP.
Por ser uma praia com uma orla pequena, de cerca de 1 km, é de difícil estacionamento na orla. Os restaurantes ficam mais localizados nas quadras centrais da praia, com preços acessíveis. Não há hotéis em frente a orla.
O por do sol é único, a noite a praia se transforma num cenário impar de cores e luzes.
  • PRAIA DO BELO
Por se localizar numa rua onde é restrita a circulação de carros para moradores, normalmente poucos curiosos insistem em percorrer a pé, aos curiosos, o cenário dessa pequenina praia é sensacional.
A poucos passos, ainda na estradinha,  a placa  informa que estamos chegando num santuário, isso mesmo, poucos se atentam nas placas e informações do local, e descobrimos que o local é mais conhecido que imaginamos:
A praia é bem pequena, muitos acampam neste lugar (se é permitido, não sei… mas que as vezes aparece uma barraca ou outra no local)
Em dias de maré baixa é possível atravessar e chegar  Ilha da Tartaruga ou ilha do Farol, eu particularmente não recomendo sem um guia local ou orientação de alguém que conheça bem das mares , pois, apesar se estar localizada bem pertinho inúmeras pessoas já ficaram ilhadas ou passaram apuros para retornar; a ilha foi tombada em 1989,  e é sítio arqueológico protegido pelo IPHAN.
Na Praia Brava se encontra um Edifício que é um ícone da arquitetura modernista na orla paranaense Edifício Mapi na ponta do calçadão de Caiobá , foi construído no fim dos anos 1950 e é destaque na paisagem até hoje, além de ter marcado o início da urbanização do balneário. Atualmente é conhecido como Edifício Caiobá. O projeto arquitetônico é do alemão radicado no Brasil Franz Heep (1902-1978), com a colaboração do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes.
O projeto do edifício residencial  dispensam o uso do ar condicionado nos apartamentos, por serem muito bem ventilados, com ventilação cruzada. Os apartamentos estavam à frente do seu tempo, todos com cozinha americana em dois níveis. Os corredores da circulação comum são abertos e claros, também gerando economia de energia. Todos os apartamentos são de frente para o mar.
No verão é na Praia Brava se realiza o projeto verão com diversos campeonatos e recreações que visam o entretenimento dos adultos e crianças. Diferente da época de verão, a praia se torna um refugio para os aposentados e moradores que desfrutam como ninguém essa pérola de praia.
Na época de carnaval chegam a circular mais de 1 milhão de pessoas ao som dos trios elétricos, que se revezam entre o carnaval de rua de Caiobá e Guaratuba, o detalhe é que se trata de um carnaval bem democrático onde famílias e foliões se divertem sem pagar nada, seja na pipoca ou das sacadas dos edifícios, a escolha é permitida.

 

Outro passeio imperdível é ir ate a praia de Guaratuba, como…. de Ferry boat, sim uma travessia muito legal que interliga as duas praias, se for de carro custa apenas R$ 7,40 por trecho e a pé, acreditem, não paga.

 

Há inúmeros outros passeios a serem realizados aqui no litoral uns passiveis de serem feitos com bate e volta como passar um dia:

    • Ilha do Mel
    • Morretes
    • Antonina
    • Paranaguá
    • Pontal do Paraná e seus balneários
    • Conhecer um dos mais de 30 balneários
    • Passar um dia no parque aquático Agua Claras – http://parqueaguasclaras.com.br/
    • Fazer uma trilha no morro do boi ou no morro do escalvado (sugiro obter informações antes do passeio em relação a trilha, horários, contratar um guia…)
    • Descer a Serra do mar de trem (OBS: o passeio inicia-se em Curitiba)
    • Ou, apenas “atolar”  à beira da praia, na sua cadeirinha de praia preferida e espairecer.

ONDE COMER:

Vou comentar aqui somente aqueles que frequento e posso recomendar pela qualidade, mas a lista de restaurantes e quiosques é enorme e com o passar do tempo vamos ampliando:

  • Pilequinho Restaurante
    Adoramos almoçar nesse restaurante, e recomendamos o prato executivo, bem servido, tempero maravilhoso.

  • Restaurante Pachekinho
    Localizado em Matinhos, o preço é um pouco elevado, mas os pratos são bem servidos. Nos recomendamos o filé a parmegiana, dizem que é para dois, mas, tranquilamente três almoçam muito bem.

O restaurante! - Foto de Restaurante Pachekinho, Matinhos - Tripadvisor

 

  • Restaurante Tia Luiza
    Na pracinha da Praia Mansa de Caiobá, preços um pouco elevados, mas ótimo cardápio.

  • CASA DO CAMARÃO
    Localizado na Praia Mansa de Caiobá, servem carnes, frutos do mar, e recomendo o bolinho de camarão ou a coxinhas, simplesmente sensacional.

  • Coozinhas
    Localizado no inicio da Praia Brava – Matinhos, pertinho do Pico de matinhos, preços excelentes e muitooo bem servidos.

  • Via Del Mar Pizza Bar
    Localizado perto do morro do boi, bem ao lado das pedras, na Praia Brava – Caiobá

  • Restaurante Vida Mansa
    Localizado na Praia Mansa, quase na frente do letreiro de Caiobá, para quem esta fazendo um bate e volta ou ate mesmo passando uns dias no litoral, o restaurante da um desconto para quem apresentar o ticket do pedágio.

ONDE FICAR:

O litoral é repleto de hotéis, pousadas, camping, casas e apartamentos que são alugados por dia além das associações. Há preços para atender todos os perfis de turista, então, a melhor dica é programe-se com antecedência, evite os feriados mais prolongados onde a taxa de ocupação é elevada e consequentemente os preços são mais elevados. Quanto ao local, eu recomendo ficar em Matinhos mesmo ou em Caiobá, pois considero as praias com as melhores estruturas praianas.

COMPRAS:

O litoral oferece muitos produtos artesanais ou de fabricação própria, vale a pena dar uma volta e provar e levar de lembrança. Eu não retorno sem a deliciosa bala de banana, vinho, uma cachaça de Antonina ou Morretes.

Nossa opinião da praia de Matinhos: recomendamos a todos que não conhecem o Litoral paranaense, que possui uma vasta area de preservação que reservem umas férias para conhecer esse paraíso, preferencialmente, fora da época de altíssima temporada para evitar os grandes engarrafamentos da região .

E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar responder ou saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Avatar

    Hoje eu quero agradecer por esse artigo bem feito e com
    as explicações corretas. Esta ficando complicado com
    tantos sites e informações diferentes e erradas.