Destino: Évora – Cidade medieval em Portugal

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

Bom, lembram daquele ciclone que passou em Portugal em outubro/2018? Acreditem, nosso voo atrasou a saída de São Paulo em 3 horas devido aos fortes ventos que chegaram na região de Lisboa. Ainda bem que não cancelaram. Então, nosso panejado quase naufragou, queríamos ter saído de Lisboa em direção a Évora bem cedinho e somente após as 10:00h que iniciamos o nosso roteiro.

 

Destino? Carro na mão, tanque cheio, conforme planejado, primeira parada – vamos almoçar em Évora, e descer para Faro. Distância do Aeroporto: 130km.

 

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

 

Porque conhecer? se trata um uma pequena cidade medieval, charmosa e romântica do Alentejo que ainda conserva suas construções e antiguidades romanas como as muralhas bem conservadas.

 

Como não tínhamos referências, estacionamos o carro perto do Aqueduto da Água de Prata. Pois havia estacionamento e era uma das atrações que estavam na lista para visitar.

 

O melhor lugar para estacionar e ficar perto das atrações, é a porta Raimundo, mas estava lotada.

 

Atrações:

• Andar pela cidade Medieval – Uma parte da cidade é cercada por muralhas. Sugiro estacionar perto de uma das entradas, onde há vários estacionamentos e andar pelas ruas estreitas. Pois nessa parte da cidade é difícil de estacionar.

• Capela dos Ossos – Fomos andando pela cidade e chegamos rapidinho na Igreja de São Francisco. Os ingressos custam 5,00 a entrada, e além da Capela dos Ossos, dá direito a conhecer o museu de presépios e acesso ao terraço da igreja. A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos, cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Esta mensagem é: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. A saber, são mais de 5.000 ossos que emolduram as paredes da Capela.

• Mercado Municipal de Évora – Em frente da Igreja de São Francisco fica o mercado, particularmente, achávamos que íamos poder comer algo. Mas tinha somente alguns comerciantes de frutas e legumes.

• Templo Romano de Évora – Alguns posts chamam de o Templo de Diana. Sendo o símbolo principal dos romanos em Portugal e um dos cartões postais da cidade. Ele foi construído no século I d.C. para servir de culto ao então imperador Augusto. Ele fica no ponto mais alto da cidade, no centro histórico. Foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986. Fomos de carro pelas ruelas até o templo… demos sorte… estacionamos pertinho. Particularmente, eu fiquei admirada com a conservação e o jardim com seus bancos que permitem a contemplação da arquitetura e a vista da cidade.

Nossa opinião de Évora: cidade deliciosa para ir passear, seja 1 dia ou 1 semana. Não seria a escolha para morar, entretanto, há muitos brasileiros que escolheram a cidade para estudar, pois na cidade está localizada uma das melhores universidades de Portugal – Universidade de Évora.

 

Ficou alguma dúvida sobre Évora? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *