Destino: Guimarães – Portugal

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

Confira nosso roteiro geral sobre Portugal:

Destino: Portugal – roteiro geral

 

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

 

Após saímos de Faro, em 55 km aproximadamente, chegamos em Guimarães. Cidade com o centro histórico que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e o título de berço de Portugal.

 

Muitos fazem de Porto a sua base e desta cidade fazem os bate-volta. Nós preferimos ter a nossa estadia nas cidades menores, assim Guimaraes foi um dos lugares escolhidos. Desde o primeiro dia percebemos como era diferente, pois até o hotel, era tipo “clássico” e sem elevador, mas o atendimento prestado pela recepção nos ganhou.

 

Como tínhamos acabado de sair do Porto, vinho não era problema. Optamos por fazer nosso Happy Hour no próprio hotel. Nos disponibilizaram uma mesa no Lounge e ali saboreamos queijos, patês, frios e nosso vinho do porto e um delicioso frisante.

Hotel – Reservamos o Hotel Mestre Avis, principalmente pela localização, preço e ter estacionamento, já que estávamos de carro e com malas de viagem. Valor da estadia €124,00 /casal – 3 diárias.

 

O hotel fica localizado pertinho do centro histórico, em uma rua calma, perto do shopping. A partir dele fizemos todos os passeios, sem uso do carro, o que para nós já e vantajoso, pois achar locais para estacionar não é fácil. O único inconveniente é que ele não tem elevador, somente escadas, portanto, não recomendo para quem tem problemas de mobilidade.

 

Porque conhecer – Vários motivos nos levaram a conhecer Guimarães. Por exemplo, por ser o berço da nacionalidade portuguesa. Lá se encontram muitos monumentos conservados do período medieval.

 

Atrações:

• Centro Histórico – Passear pelas ruelas, realmente reflete voltar no tempo e entrar na história. Considero o melhor lugar para apreciar a culinária portuguesa em um dos restaurantes. Contudo, não podíamos esquecer de alguma lembrancinha tradicional. Compramos aquele “galo” original que muda a coloração, e mostra a previsão do tempo, uma ótima dica de suvenir.

• Castelo de Guimarães – após cruzar o centro histórico, a esquerda, após uma pequena caminhada e subida, você chegará no castelo de Guimarães. Dentro do castelo há algumas passarelas para facilitar a locomoção. Também tem uma exposição simples, mas interessante, sobre a história de Portugal no tempo de D. Afonso Henriques. A entrada custa só 2 euros. No dia em que fomos devido aos ventos que ocorreram na região, a entrada estava restrita a pequenos espaços e, assim, não estavam cobrando.

• Igreja de S. Miguel – situada no mesmo espaço, a poucos metros da entrada do castelo. Ela é pequena e simples, entretanto guarda em seu interior a pia batismal, onde dizem que o rei D. Afonso Henriques foi batizado. Ah… e suas paredes são todas originais. A entrada é gratuita.

• Palácio dos Duques de Bragança – No passeio no pelos diversos ambientes você encontrará as Artes Decorativas dos séculos XVII e XVIII, armaduras e armas, tapeçaria e porcelana. Demos a sorte de ter a exposição de Monges e Guerreiros, maravilhosa. Sendo assim, os valores da entrada do Palácio custou 5 Euros e da Exposição mais 8 Euros.

• Teleférico – Passeio imperdível, o teleférico faz o transporte entre a cidade de Guimarães e a Montanha da Penha. São 1.700 metros, e uma altitude de 400 metros em apenas alguns minutos, onde se situa o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Preço 7,50 euros – subida e descida.

• Monte da Penha – Além do lindo Santuário e da vista maravilhosa da região no qual, em dias limpos, dá para enxergar o mar, a reserva abriga em seus espaços, diversas grutas, ermidas e trilhas. Portanto, existe hotel e restaurantes nessa área devido a esses passeios.

 • SPA – Taipas Termal – Apesar de termos encontrado, pela internet, diversos centros de água termal na região, não conseguimos informações no hotel e nas redondezas. Mas não desistimos, ligamos para este SPA e fomos conhecer. De fato, se trata de águas termais de tratamento de saúde e cosméticos. Fizemos a de duração de 3 horas, com as duchas de água Vichy. Se recomendo? Claro, mas se estiverem na região por mais de 3 dias recomendo agendar e fazer a sessão mais completa, com banho de lama. É espetacular. Preço 24,00 euros.

 

Refeições – Jantamos em um restaurante localizado no centro histórico. Ele foi o escolhido pois além de uma bela praça, os preços dos pratos não ultrapassavam os 15 euros por pessoa.

 

Nossa opinião de Guimarães: linda cidade. Para quem gosta de cidades menores, recomendamos esse lugar. Há diversas atrações e servem de bate e volta para cidades próximas.

 

Ficou alguma dúvida sobre Guimarães? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *