Vamos contar a nossa viagem pela linda Cancún, o esplendor situado em formato de 7 (sete) e com a cor do mar variando entre um verde esmeralda e turquesa, e em muitos um azul , mas a verdade é que somente o branco da areia que que sai nas fotos, o azul mesmo as câmeras não conseguem captar. Assim se você precisava de um motivo real para visitar, achou!!
Essa região é onde ficam os Resort, casas de show, shopping e tudo de bom que o turista gosta, ainda é servida por ônibus que circula a todo momento e para em todos os pontos turísticos da orla.
ONDE FICAR:
Nos ficamos hospedados no hotel da Rede Barceló, um all inclusive considerado mediano (quando comparado aos preços abusivos de alguns), especificamente no Occidental Tucancún.
Nos adoramos a localização, atendimento, o concierge do hotel e, o buffet era sensacional, bem como a carta de vinhos e bebidas disponíveis.
Percebemos que da localização que estávamos era legal passear pela Avenida Boulevard Kukulcán para chegar no shopping, pois passávamos por vários estabelecimentos locais que quando estamos de ônibus ou Taxi passavam desapercebidos.
Uma forma de passeio super em conta é usar os ônibus que passam pela avenida, eles funcionam 24 horas e o valor da passagem é de cerca de 1 dólar, pois estacionar é bem difícil na região.
Outra curiosidade, é a quantidade de alertas que existem na avenida para prestarmos a atenção em possíveis aparecimentos de crocodilos, já que a parte interna (oposta ao mar) é um lago preservado onde as lindas criaturas vivem – quando vocês forem percebam que a região é toda cercada.
O QUE FAZER
Vou apenas sugerir os passeios que fizemos e creiam, os 8 dias foram insuficientes para curtir a região como ela merece, é tanta beleza e tantos passeios que existem, haja “money“.
Posso dizer também que fomos para Cancun pensando na região costeira e tínhamos uma pequena vontade de conhecer Playa del Carmem, pois creiam… assim que chegamos tivemos a certeza que não seria só férias de aproveitar ao famoso “7”… nos surpreendeu demais, então, vamos contar o que fizemos:
Avenida Boulevard Kukulcán
Aqui concentra-se muitos pontos turísticos, locais badalados, shopping e diversão.
Quanto mais para a região norte da península, mais o agito acontece, ali é onde ficam os bares e baladas, incluindo a famosa Coco Bongo, a Dady O, o Carlos n’Charlie’s, o Señor Frog’s, Mandala e muitas outras boates, bares e restaurantes.
Acredite, tentemos ir a noite curtir o Coco Bongo, mas o fuso horário e os passeio não permitiram!!
La Torre Escénica
Está localizada no Kulkulcan Boulevard e oferece as melhores vistas de Cancun, diariamente aberta das 9h às 21h , você alcançará uma altura de cerca de 80 metros e, graças à sua rotação de 360 graus, poderá admirar diferentes ângulos de Cancun.
Ouça a história de Cancun enquanto a torre gira lentamente e você apreciar o Mar do Caribe, Cancún e suas cores e a Ilha das Mulheres à distância.
A subida demora cerca de 5 minutos e a rotação completa dura aproximadamente 15 minutos.
Playa del Carmem
A cidade é minúscula e tudo gira ao longo da 5ª Avenida, a principal via da cidade, que restrita aos pedestres, praticamente a champs elysee da região, com grandes marcas disponíveis como: Pandora, H&M, Levis, Victoria Secret’s, Lacoste e muitas outras.
Aliás, um detalhe que faz toda a diferença é que essa região turística de Playa, pode (e deve!) ser toda a conhecida a pé, e uma dica cuidado para estacionar é fácil, fácil estacionar em local proibido e levar uma multa ou ter o carro guinchado.
As praias são belas, mas a região esta sofrendo muito com a infestação de sargaços, portanto, fiquem atentos, procurem informações atualizadas.
Outra dica, é aproveitar e incluir um passeio para Cozumel, claro, se estiver hospedado em Playa ou tiver uns dias para estender na ilha, pois a saída dos ferrys ocorrem aqui.
XCARET – Parque Aquático
Acho que esse dispensa qualquer apresentação, passeio de 01 dia completo, um misto de beleza, rios, fauna e flora e um espetáculo no encerramento do dia.
Iniciamos o nosso passeio as 07 da manhã, o ônibus do parque já estava nos esperando (pontualidade britânica) na porta do nosso hotel.
Importante: dentro do Parque XCaret só é permitido o uso de protetores solares EcoFriendly, que não agridem o meio ambiente e a fauna marinha. Leve roupas confortáveis, roupas de praia, tolha, roupão ou saída de banho , e também uma troca de roupa extra.
Para entrar nos restaurantes não é permitida entrada sem camisa ou com trajes de banho.
Ingressos: Há basicamente dois tipos de entrada para o Xcaret: o básico, e o “Plus”, os dois tipos de ingresso permitem visitar a praia, o rio subterrâneo, o aquário, assistir aos shows, entre várias outras atrações do parque, além do uso de coletes salva-vidas, boias, vestiários e chuveiros, vou deixar o link do parque para as consultas em portugues https://www.xcaret.com .
A diferença principal entre os dois tipos de ingresso é que o “Plus” inclui um almoço com buffet e bebidas, permite o uso de armários guarda-volumes e também o empréstimo de snorkel para praticar o mergulho. Quem compra o ingresso básico precisa pagar à parte pelo almoço e pelo uso de armários e snorkel.
Se quiserem saber sobre o passeio detalhado, acesse https://mamaenaestrada em xcaret
Isla Mulheres
Aqui é outro passeio dentro de outro passeio, pois para chegar a ilha a aventura começa em um passeio de uns 30 minutos de catamarã, que sai do Píer Embarcadero, o mais bem estruturado e próximo a La Torre Escénica, e tivemos a sorte de fazer em um dia de calor, então pudemos aproveitar e muito o vento do trajeto e mergulhar nas aguas transparentes da ilha.
Nos dirigimos direto para a famosa pela Playa Norte, uma das praias consideradas como uma das mais lindas do mundo. E sim somente passar uma manhã nessa praia, por si só, já vale a visita.
A ilha tem um clima de vilinha, é super charmosa e, o melhor, mas a praia é simplesmente maravilhosa, esses carrinhos de golfe podem ser alugados para passear pela ilha, achamos melhor somente curtir a região e a praia, quem sabe num outra oportunidade com mais dias na ilha seja imprescindível.
No inicio da tarde, o tempo começou a ventar e preferimos retornar para evitar o balanço na travessia.
Sítios Arqueológicos
Preferi explanar os sítios que fizemos, em um tópico, assim fica mais fácil de compreender, por serem distantes de Cancún há necessidade de fazer de excursão ou de carro, nos preferimos o conforto da excursão com guia, assim não só passeamos mas aprendemos e muito sobre cada um deles.
Os passeios foram contratados no concierge do Hotel, ganhamos descontos, atrações e upgrades, fora a facilidade de todos passeios saírem, isso valeu muitos pontinhos, para quem tem férias curtas e sem planejamento de passeios.
Ruínas de Tulum
Tulum é considerado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma pequena cidade na Península de Yucatán com belas praias e as incríveis ruínas maias.
O bom do passeio é que a Guia era super dedicada e explicava nos mínimos detalhe o local, sem pressa e sem correria, acho que acertamos no passeio.
Outra parte que valeu a pena, não precisamos aguardar e enfrentar a fila de ingressos, a entrada era prioritária, portanto, pegamos o sítio praticamente vazio, o que possibilitou inúmeras fotos do penhasco, frente ao mar turquesa, da praia Paraíso, considerada uma das mais belas da Riviera Maya.
A melhor parte de uma visita guiada é a riqueza de informações que recebemos, ela transforma um simples olhar em conhecimento, admiração e nos deixa surpreendidos com tamanha riqueza existente no pequeno espaço aberto de visitações, incrivelmente fantástico.
Esqueci de mencionar, o passeio inicia bem cedo, pois são aproximadamente 3 horas de viagem, logo após a visitação no sítio, que foi de mais de 2 horas, fomos para o restaurante, que também estava incluso no pacote para somente depois irmos para a próxima atração do dia: Playa del Carmem.
Chichén-Itzá
Aqui uma das sete maravilhas do mundo moderno, o passeio para Chichen-Itzá não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Cancún, se for para escolher um, esse com certeza é o principal.
Este sítio arqueológico te levará diretamente aos tempos antigos da civilização maia, que viveu onde hoje é o México entre os séculos 1000 a.C. e 900 d.C.
É uma atração bem distante de Cancún, cerca de 220 Km de estrada, por isso saímos antes do inicio do café da manha, e sim, tivemos o café da manhã foi servido no ônibus, achamos super legal esse cuidado com os turistas.
Fomos orientados a usar roupas leves, levar protetor solar, chapéus e óculos, pois a temperatura seria bem alta e no sitio arqueológico anda-se muito, então todo cuidado com o sol.
Ao entrar no sítio a primeira atração já é a Pirâmide de Kukulcán, e não tem como não ficar impressionada com a riqueza do sítio, a grandiosidade da engenharia utilizada e como desperta o interesse pela historia nos seus detalhes. Ahhh, atualmente não se pode mais subir ate o topo do monumento
Para ir em outras atrações é preciso percorrer caminhos de terra arborizados e repletos de ambulantes vendendo artesanato, e sim quando descobrem que somos brasileiros fazem descontos de quase 70%, pois como disse ums deles : Vocês são brasileiros , então é mais barato, vocês não tem dólares…
Andamos muito, pois são diversos monumentos espalhados, a sorte foi ter as arvores para ir se escondendo do sol:
O tour leva de 2 a 3 horas, e sim deu para passear bastante, conhecer muitas coisas, mas claro que para os estudiosos deve ser muito pouco, mas para nos foi suficiente, pois o sol, ar seco estava muito desgastante, ao chegarmos no onibus foi entregue uma toalha gelada para refrescarmos, olha só:
Cidade de Valladolid
Após, nos dirigimos a uma cidade chamada Valladolid, para almoçarmos, menu de comida mexicana, simplesmente delicioso, a cidade é muito charmosa e é o local chave para quem quer e hospedar próximo a Chichén-Itzá.
Após o almoço aproveitamos o tempo livre para dar uma voltinha pela cidade fundada em 1543, com a arquitetura colonial, influenciada pelos colonizadores espanhóis, no banco da para ver os brasoes da cidade, um show de cuidados:
Abaixo a Igreja de San Gervasio
E pensam que o dia acabou, digestão feita e fomos conhecer a formosa Cenote da cidade.
Cenote de Zaci
O Cenote Zaci é o único que possui 2 um restaurante na borda (onde você pode experimentar a culinária yucateca) e que a sua localização está em uma área urbana (distante apenas 2 quarteirões da praça principal de Valladolid).
Como curiosidade o nome Zaci tem origem na antiga cidade maia de Zaci que existia no local onde hoje é Valladolid e significa gavião branco, e é um dos símbolos da cidade.
ONDE COMER:
Nos não almoçamos na cidade, nosso hotel era all inclusive, e apesar de sabermos que existem ótimos restaurantes, somente fomos lanchar em locais com pegada mais americana, que não tivessem guacamole (após 1 semana).
Johnny Rockets
Sim, não resistimos a esse hamburger
ONDE COMPRAR:
Eu, particularmente, gostei dos shopping e preços, lembrando que para turistas há o reembolso de até 70% do IVA, então guarde essa dica para sua próxima viagem e se precisar de mais informações a respeito, acesse o post completo de como é procedimento de reembolso:
La Isla Shopping Village: Endereço: Boulevard Kukulcán km 12,5.
Kukulcán Plaza: Endereço: Boulevard Kukulcán km 13
Plaza Las Americas. A linha de ônibus R27 passa pela Zona Hoteleira. Endereço: Av. Tulum, 260.
Las Plazas Outlet – Recomendo ir de taxi
Mercado 28: As linhas R2 ou R15 que passam pela Zona Hoteleira. N. Endereço: Xel-Ha, 28.
Nossa opinião de Cancún: recomendamos a todos que não conhecem o Mexico e vir com tempo para desfrutar das suas inúmeras belezas e preciosidades da região.
E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar responder ou saber!