Califórnia – Highway 1 ou The Pacific Coast Highway 

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

 

Aproveitamos nossas férias de maio/2018 para  uma aventura em 4 rodas fomos conhecer a Califórnia de MotorHome.

Nosso roteiro: Los Angeles – YosemiteLake TahoeSan Francisco –  Highway 1 ou The Pacific Coast Highway  – Los Angeles

Estávamos em 4 pessoas, Eu, Sandro, Tainá e Giovanni, e todos com muita vontade de passear pela costa oeste… agora vamos contar em detalhes nossa aventura

Como escolhemos o tamanho:

Lemos muito nos blogs e site, mas nenhum deixava claro qual o melhor tamanho para 4 pessoas adultas, a maioria focava na quantidade de camas, outros que o tamanho seria essencial para um passeio confortável…. então tivemos que arriscar e fazer algumas escolha as cegas, pois era a nossa primeira aventura em quatro rodas.

A internet ajuda muito a termos uma ideia, mas é igual reservar um hotel ou AIRBNB, só na chegada que teríamos a certeza do tamanho que realmente alugamos, muitos recomendar um lugar a mais , por exemplo, se estiver em quatro, pegue um de 5 lugares.

Enfim, após olharmos diversos tamanhos, modelos e distribuição interna dos Motorhome, percebemos que a diferença de preço era pequena, e decidimos por alugar um de 7 lugares. Ficamos um pouco apreensivos com o tamanho (comprimento), mas como não queríamos entrar em cidades grandes, supomos que esse tamanho nos atenderia em termos de conforto e espaço.

Como Alugamos!!

Aqui foi a parte em que mais nos debruçamos para escolher qual o melhor modelo/tamanho e os preços mais compatíveis. Após olharmos diversos sites de aluguel descobrimos que no site do  Motorhome Republic  haviam varias possibilidades de reserva com e sem customização,   na época foi o local mais em conta que achamos.

E assim fizemos a reserva! E seguindo as dicas de colegas, sem os itens abaixo:

a) enxoval – Passamos no Walmart após pegar o Motorhome para fazer o mercado e incluímos roupas de cama, banho e travesseiros, resultado: voltaram nas malas e estão em uso aqui no Brasil até hoje – como parâmetro : Toalhas felpudas à $5,00, jogos de Lençol 300 fios à $17,00, cobertor queen de microfibra $12,00.

b) Jogos de talheres  – Então, talheres, copos, jarras e muidezas não são retirados dos Motorhomes.

c) Panelas – já tínhamos comprados um kit na Marshalls por $5,00….mas havia algumas panelas, frigideiras e caçarolas nos armários.

O valor foi de $ 1292,00 por 10 dias, com kilometragem contratada de 500 milhas.

Como retirar o Motorhome

Aqui, quero passar todas as dicas possíveis, pois pode ser o maior problema se não feito com muito cuidado e atenção, vou fazer em formato de lista

  1. Horário de retirada – há um agendamento para a retirada, chegue bem antes se quiser sair próximo do horário marcado, pois antes de você poder colocar os olhos no motorhome reservado para voce;
  2. Mesmo com horário pre-definido,  haverá necessidade de entrar na fila de reservas e apresentar a documentação e ler e assinar o contrato de locação;
  3. É obrigatório assistir um filme, cerca de 30 a 40 minutos, de como funciona os equipamentos para conexão de água, esgoto, gasolina e sobre funcionamento geral do Motorhome;
  4. Após você será direcionado para pegar os acessórios que foi contratado como a reserva como: cadeiras e mesa de camping, enxoval, talheres, equipamento de churrasco, etc
  5. Vistoria, aqui sugiro você fotografar todo aranhão na pintura, vidro, coisas quebradas internamente…. nos mínimos detalhes. Pois caso não seja percebido poderá haver cobrança de reparo na vistoria de entrega – nos fomos salvos por essas fotos datadas, é bem diferente da entrega de carros em locadoras;
  6. Tenha paciência, a ansiedade é nossa inimiga, principalmente  quando queremos sair desse local e pegar a estrada
  7. Se possível, de uma volta no pátio com o motorhome, e pergunte tudo que quiser, você esta pagando por isso, faça uma lista prévia.

Bom, como esperado, não saímos as 14:00h como agendado e sim, passado das 15:30h, e como o monstrinho era grande a velocidade tinha que ser baixa, ate aprender a andar com essa casinha barulhenta.

Como dirigir um Motorhome:

Em primeiro lugar, se você tem experiência em dirigir, com certeza terá perfeitas condições de colocar esta casa ambulante e barulhenta para rodar.

Basta sempre lembrar que o veículo é maior, sendo assim, necessita de um espaço maior para realização das manobras, como exemplo as curvas nas esquinas, mas sinto dizer, que muitas vezes subir no meio fio é quase uma regra.

O espaço de giro  é muito limitado, então se programe antes de qualquer grande manobra.

Além disso, nem todos os Motorhomes  possuem sensor de estacionamento e ajuda do co-piloto, sempre ajuda nas manobras.

Outro ponto que considero importante…não passe do limite de velocidade, pois os RV (Recreation Vehicle)  não são tao estáveis como um carro de passeio.

 

Qual Habilitação necessária para dirigir o MotorHome (RV) – nos Estados Unidos

Várias pessoas ficam surpresas quando contamos que somente era necessário possuir CNH  – Categoria B (apenas para automóveis), isso vale até para o modelo C30.

Apesar de não pedirem, levamos inclusive a PID (Permissão Internacional para Dirigir), pode ser ate preciosismos, mas dá tranquilidade.

Como utilizar as conexões de água, luz e esgoto

A quantidade de dias que você vai precisar para realizar a limpeza de esgoto ou repor a água potável vai depender de cada família e de cada situação, por exemplo, conheço famílias que conseguem, facilmente, ficar mais de uma semana utilizando o MOTORHOME, de forma bem econômica, sem a necessidade de fazer a conexão para limpeza de dejetos ou devido a falta de água, e outros que dia sim dia não precisam fazer a conexão.

Não se preocupe, quando você for retirar o Motorhome a empresa passara um vídeo mostrando como faz, pelo menos foi assim com a motorhomerepublic.

Mas, vamos passar aqui algumas dicas:

  1. São três conexões simples (escoamento de dejetos, entrada de abastecimento de agua e tomada eletrica) , use luvas para ligar as conexões nos Camping ou nos pontos específicos para escoamento de dejetos e abastecimento de água;
  2. sempre preste atenção no painel do Motorhome, é ali que indica como estão os níveis dos reservatórios.
  3. Nunca deixe copos, talheres ou outros equipamentos soltos, pode ter certeza – eles sairão voando nas curvas;

 

Como reservar os camping ou campgroaud

As vezes ajustar a rota de um grande passeio de motorhome é necessário, seja devida a inexistência de Camping no trajeto ou seja por estarem com lotação máxima, se esse é a necessidade da família.

Muitas pessoas estacionam/acampam na beira mar, em estacionamentos ou em parques ou lagos, so ficar atentos se o local permite esse estacionamento. Mas lembre-se qualquer lixo gerado deverá ser colocado em lugares próprios ou mantidos no Motorhome ate achar local para descartar.

Existem diversos aplicativos que podem ser utilizados para localizar um Campgroud, nos utilizamos: RV Parky, overnight, KOA, ou em alguns casos, diretamente com o Camping, como o caso de Yosemite.

 

A partir daqui, vamos contar sobre a nossa viagem…

Dia 07/05/2018 – Partimos, enfim!!!  Rumo a Yosemite .

Como o avançar do horário, sabíamos que teríamos que pernoitar em alguma cidade antes de chegar em Yosemite National Park, decidimos dirigir até Fresno, mais precisamente Walmart, local em que faríamos nossas compras e pernoitaríamos. Nossa primeira “perna” da viagem duraria , em media, 5 horas.

E assim foi, as 22:00h chegamos e fomos as compras, afinal, somente tínhamos almoçado um Mc Donald’s,  e para a nossa surpresa, estava proibido dormir no estacionamento, conforme foi planejado, e fomos atrás de um estacionamento para fazermos uma janta, tomarmos um banho rápido e dormirmos.

Além das comprinhas básicas de mercado, adicionamos um pacote de luvas para usar nas mangueiras de água e de limpeza, um rodo dobrável e lencinhos com veja para limpeza interna do dia a dia da nossa casinha de rodas.

Dia  08/05/2018 –  Yosemite National Park

Chegamos cedo no Parque, perto das  10:00H e antes de passear pelo Parque fomos ver como funcionava o Camping, pois essa informação balizaria toda a nossa programação do dia, se poderíamos ou não pernoitar.

Para nossa surpresa foi-nos informado que diariamente as vagas reservadas e não utilizadas ate as 14:00h são redistribuídas por ordem de chegada as famílias que fizerem o cadastro. As 14:00 é realizada uma reunião com os presentes e caso seu nome seja chamado e não esteja presente a vaga é repassada para o próximo. Como era cedo, resolvemos dar uma volta de shuttle até a parte central do parque para conhecermos e almoçarmos.

Na hora marcada estávamos lá, ansiosos para ficar naquele paraíso e curtir ate tarde… fomos sorteados! Pagamos $ 60,00 para pernoitar, tínhamos direito ao Shuttle e esgoto ( em um lugar na saída, não era na vaga)

O nosso passeio completo pelo parque estão disponíveis em  Yosemite National Park, acessem e vejam como é sensacional esse parque.

Dia  09 e 10/05/2018 –  South Lake Tahoe

Escolhemos ir pela 89 Norte, a estrada entre os dois parques é recheada de lindas paisagens, não tem como ir direto sem parar em diversos pontos para apreciar a natureza.

Essas paisagens em que misturam neve, lago congelado e o céu azul fazem a viagem ser ainda mais completa e maravilhosa.

Fizemos reserva on line em um Camping a beira do Lago Tahoe, quando chegamos ao “Campground by the Lake”, ficamos aqui 2 noites, pois queríamos dar a volta no Lago. A estadia foi perfeita,  assamos um belo churrasco e marshmallows na fogueira.

O nosso passeio completo pelo parque estão disponíveis em  South Lake Tahoe, acessem e vejam como é sensacional esse parque.

Dia 11/05/2018 –  San Francisco

Acordamos, tomamos um cafe bem gostoso, e como o Motorhome estava em vaga com luz, água e esgoto, partimos com o motorhome limpinho e abastecido. Para chegarmos à San Francisco tínhamos que percorrer 188 milhas, partimos com a saudade já machucando o coração.

Chegamos no inicio da noite, e fomos direto ao camping que tínhamos reservado com antecedência (recomendo), pois estávamos receosos de pernoitar na rua/estrada em uma cidade tão grande.

Reservamos um Camping à beira mar, localizado na Pacífica, San Francisco RV Resort e  foi a nossa sorte conseguir essa reserva, ele é muito procurado, e acabamos conseguimos devida uma desistência, para nossa sorte o Camping contava com lavanderia, aproveitamos que estávamos com bastante roupas sujas e colocamos tudo em dia.

No dia seguinte, fomos conhecer San Francisco e como o camping não ficava próximo ao centro, optamos por pegar um Uber, média de $ 20,00/trecho.

O passeio esta todo detalhado no link San Francisco, acessem e vejam como é sensacional essa cidade.

Dia 14/05/2018 –  Amanheceu, arrumamos nossa casinha, e partiu conhecer a famosa Big Sur ou a linda Highway1!! Bora viajar comigo… Acho que essa estrada era a mais esperada da viagem… muitas pesquisas, fotos, informações, mas nada como a gente olhar e tirar as próprias conclusões. Percebemos já no inicio que não iriamos conseguir faze-la completa, pois tinha uma parte que estava interditada, na região da Big Sur, devida a a queda de uma ponte em 2017 – Pfeiffer Canyon.

 

A estrada é bem tranquila, bem sinalizada, o asfalto deixa um pouco a desejar em alguns pontos.

Nossa primeira parada,  deixamos o motorhome no  estacionamento da Pescadero State Beach e paramos para esticar as pernas e para tirar belas fotos do local.

O litoral é bastante recordado e há muitas pedras no local. É possível também apreciar o voo de várias aves sobre as águas do Oceano Pacífico.

O ponto alto desse lugar, também é o  famoso farol Pigeon Point Light House, e não é um farol qualquer, é o mais alto da Costa Oeste dos EUA (empatado com o Point Arena Light que fica mais ao norte do estado) com 35 m de altura. Foi construído em 1871 para ajudar na passagem dos navios que navegam pelas águas do Oceano Pacífico e ainda está em funcionamento.

Chegamos em Carmel, e mais uma parada para conhecer a charmosa cidade e conhecer a praia de  Carmel Beach… aqui é um dos lugares que deveríamos pernoitar e curtir mais a cidade, essa ja esta na lista para retornarmos!!

     

Pois bem, tivemos que seguir a nossa programação do dia e, depois de mais um pouquinho de estrada, agora pela US 101, chegamos em Morro Bay, onde nos surpreendemos com o aconchego da cidade. Chegamos a noitinha, então, aproveitamos para descansar e preparar o jantar, ficamos no  Paso Robles RV Ranch.

Pela manha, passeamos pela orla da cidade, que nos surpreendeu pela beleza e atenção dos moradores.

  Pela manha, após o passeio, nos preparamos para a partida e como estava no caminho, na própria US 101, paramos em um centro comercial para almoçarmos e aproveitar passear pelas lojas: Best Buy, Bed, Bath e Beyond, dollar tree, e almoçar na Panera!!! Tudo de bom , mesmo.

Nossa ultima perna, até chegar em Los Angeles, foi maravilhosa, a estrada estava tranquila, o que permitiu diversas paradas para apreciar as lindas vistas.

Ao passarmos pelo Píer Santa Monica não pudemos parar, pois o estacionamento estava lotado, então  fomos para Dockweiler State Beach, camping, para apreciar o por do sol.

Dentre as praticidades desse camping , vou listar: havia entrega do UBER EATS (a noite foi de pizza, entregam na portaria), o UBER também pode ser acionado, e o melhor de tudo ele fica pé na areia, ao lado da ciclovia; pista de cooper!!! Extremamente seguro. Aqui cabe uma observacao o camping fica no caminho de saida do aeroporto, ou seja, e um pouco barulhento, mas…deu tudo certo.

Acha que acabamos aqui, que nada, fechamos a nossa aventura com o show do U2, acreditam!! Fomos e voltamos de UBER, sem stress.

No dia seguinte, véspera de embarcarmos de retorno ao Brasil, fizemos o check in no Hotel e deixamos as nossas malas, pois pernoitaríamos perto do aeroporto de Los Angeles, fizemos os procedimentos de entrega do Motorhome e passeamos mais um pouquinho antes de retornarmos ao hotel para descansarmos.

Essa foi a nossa aventura pela Califórnia, aprendemos muito, nos divertimos demais e ficamos com o gostinho de vamos viajar de motorhome mais vezes, e se possível com muito mais tempo.

E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Ficou alguma dúvida sobre essa velejada em Angra dos Reis? Pergunte ou conte para a gente a sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *