Brasília – Conheça pelos nossos olhos

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

Então, hoje resolvemos escrever sobre a cidade de Brasília. Sob a ótica de quem mora aqui há quase 20 anos. Os enlaces das histórias das nossas vidas e essa cidade. Existem várias faces desta cidade: a política, a de trabalho e a de vida. É bem diferente dos jornais e TV que mostram apenas uma das faces, e possivelmente a menor e a mais turbulenta.

Sendo assim, viemos para Brasília devido a circunstância de trabalho, fomos transferidos de Curitiba para Brasília em abril/2001. Uma verdadeira mudança de vida, porque saímos de uma cidade que na época já vivia 24 horas e chegamos na capital do Brasil que ainda era provençal, com horários do interior. Por exemplo, os supermercados não eram 24 horas, as lojas de rua fecham sábados a tarde, os shopping não abriam aos domingos!! Sobre o clima: como chegamos em abril, só tinha sol e céu azul, e eu me perguntava, cadê as nuvens? Para quem veio da capital mais fria do Brasil, esse clima foi a solução para minhas doenças respiratórias, tudo passou (sou alérgica a ácaros, frio…) adeus renite.

Curiosidades da nossa vinda a parte, vamos falar um pouco das atrações de Brasilia! Vamos começar :

1) Plano Piloto:

Passear pelo plano conhecer os belos monumentos, suas amplas avenidas, com suas asas, tesourinhas e quadras. Isso mesmo Brasília não tem ruas, tem quadras. Esse é um passeio para quem gosta de apreciar a arquitetura de Niemeyer com o  projeto do urbanista Lúcio Costa.

 

2) Eixo ou Eixão Monumental:

Essa ampla avenida de 250m de largura e suas 6 pistas de tráfego constante, de cada lado separadas pelo imenso gramado. O Eixo Monumental já foi considerado, pelo Guinness Book, como a avenida mais larga.

Ao longo dos seus 16 km situam-se diversos monumentos. Como Memorial JK, Praça do Cruzeiro, Catedral Militar Rainha da Paz, Palácio do Buriti (sede executiva do governo), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e a sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Torre de TV, os Ministérios, a Rodoviária, o Teatro nacional, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes. Mas sem empolgação, apesar de serem próxima no olhar as caminhadas entre os monumentos são grandes, e sob o sol de Brasília e a seca, aumentam o cansaço.

Memorial JK

 

3) Catedral Rainha Paz:

Um dos cartões postais mais visitados de Brasília, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Tem como uma das curiosidades a cruz metálica, símbolo da Igreja Católica que mede aproximadamente 12 metros. Foi inaugurada no dia 21 de abril de 1968. Benta pelo Papa Paulo VI, e guarda no seu interior duas relíquias: um fragmento da Cruz de Cristo e a Cruz Peitoral do primeiro Arcebispo de Brasília, D José Newton de Almeida Baptista.

 

5) Torre de TV Digital

Esta atracão fica um pouquinho mais distante do Plano Piloto, porem, recomendamos a visita, além de ser imponente a vista é maravilhosa, aos fins de semana, normalmente tem uma feira de produtos regionais, roupas e artesanato. A subida no terraço da Torre está fechada a tempos, sem previsão de abertura.

 

5) Torre de TV:

Esse é um passeio que recomendamos muito, principalmente para quem gosta de ver a cidade de cima. É possível subir de elevador até o mirante a 75m de altura e ver a capital de cima. Visual perfeito, em 360 graus. Aos pés da Torre há uma feirinha com funcionamento aos finais de semana. Aqui também está a placa “Eu amo Brasília” e a fonte de água que a noite tem como atração a dança das luzes.

 

6) Congresso Nacional e os Ministérios:

Esse é o marco das atrações em Brasília, tanto em termos políticos como em arquitetura. Um esplendor de arquitetura, em noite de lua cheia fica ainda mais charmoso. Há possibilidade de entrar para conhecer os salões internos e o museu com móveis, roupas e acessórios de JK, como o relógio que estava com ele no dia do acidente.

 

7) Ponte JK ou Terceira Ponte:

Um dos monumentos mais fotografados da capital, a Ponte JK é parada obrigatória! A magnitude dos três arcos que atravessam o Lago Paranoá atraem olhares pelo design, pela arquitetura e pela grandiosidade da construção, como tudo em Brasília.

 

8) Lago Paranoá:

Um dos locais mais utilizados pelos praticantes de esportes aquáticos como a Vela, SUP, caiaque, canoa havaiana, optmist, e acreditem até campeonato de surf em água abrigadas já ocorreu. Ao entardecer é um dos locais com o pôr do sol mais lindos de Brasilia.

 

9) Parque da Cidade:

Com sua ciclovia e a pista de caminhada/corrida com até 10km, várias quadras esportivas, parque de diversões, churrasqueiras e pista de Kart, o parque da cidade é o local que reúne inúmeros moradores diariamente para a prática de exercícios.

Outra curiosidade é que no parque, como em toda Brasília, você encontrara inúmeras árvores frutíferas como, manga, pitanga, jaca, amoras! Só parar pegar e levar… com todo cuidado que a plantinha merece.

 

Agora, são as flores que desabrocham na seca de Brasília que a torna impar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Listamos apenas algumas das atracões dessa linda cidade, a partir de agora esperamos ter despertado a curiosidade de conhecê-la no que ela tem melhor: a cidade.

Agora você já deve estar com fome né, então sugerimos alguns locais bem brasilienses: Pastel da Viçosa com caldo de cana, Pizzaria Dom Bosco, Cachorro quente do Landi, Cachorro quente da Igrejinha, restaurantes do Pontão de lago Sul e os food trucks na praça do cruzeiro ao entardecer.

Para quem vem para Brasília, e tem vários dias aqui, vou listar algumas cidades próximas que valem a visita, seja pernoite, ou para passar alguns dias. Sem dúvida alguns desse lugares vale a pena ficar mais dias.

  • Gama (conhecer o estadio Bezerrão e a linda capela de São Francisco de Assis) – 30 km
  • Outlet Brasília – 50km
  • Cidade de Olhos D’Água – 100km
  • Formosa: Cachoeira de Itiquira e Lagoa feia – 100km
  • Chapada dos Veadeiros – 180km
  • Pirenópolis – 180 km
  • Goiânia: Visitar a Feira do Sol e da Lua, saborear um belo almoço goiano – 200 km
  • Caldas Novas e Rio Quente – 300km

Esperamos que vocês tenham gostado! Como uma última dica, Brasília possui aqueles ônibus de turismo  – City Tour , que percorre diversos pontos turísticos, auxilia e muito a locomoção.

Conta pra gente se já veio pra Brasília, se não, gostaria de vir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *