Cruzeiro MSC: Itália, Montenegro e Grécia – Parte 2

Tainá Machado
escrito por Tainá Machado

Confiram o primeiro post: Cruzeiro MSC: Itália, Montenegro e Grécia – Parte 1

Trajeto: O navio saiu do porto de Bari, passou por Veneza, Kotor/Montenegro, Santorini, Mykonos e Corfu.

Passeios realizados em cada parada:

01. BARI:

Aqui foi onde embarcamos no navio. É uma cidade encantadora, bem servida de restaurantes, passeios e uma orla linda para passear. Além disso, tem um parque de diversões com muita comida regional, um aeroporto bem estruturado, é fácil de andar de carro, UBER ou táxi.

Nos hospedamos na região do porto, praticamente na frente da entrada para o embarque de navio. Descobrimos que deste porto há saídas de ferryboat para a região de Montenegro e para diversas ilhas da Grécia.

Passamos somente um dia em Bari, ficamos hospedados num apartamento, reservado pelo Booking.com, o Dimora Fronte Del Porto. O valor ficou R$400,00 para 4 pessoas. Os anfitriões são maravilhosos, atenciosos e fazem a estadia ser superconfortável. O apartamento é bem estruturado, e ainda tivemos o agrado com a geladeira recheada de bebidas, leite, pães, frutas, vinhos, além de ótimos produtos de cama, mesa e banho.

02. VENEZA:

No dia de chegada a bela Veneza, infelizmente, o tempo estava frio e chuvoso. Contudo, resolvemos encarrar e sair para passear. Neste porto a parada era de 6 horas, então planejar foi fundamental.

Neste destino não compramos excursões, desta forma como o desembarque não foi prioritário, foi bem lento, acredito que levou uns 40 minutos na fila. No próprio porto há um ponto do Alilaguna, que por €30 (euros) por pessoa, te leva a praça de San Pedro ou a outro ponto de seu interesse, como por exemplo a ilha do Lido.

Passeamos muito, mesmo na chuva. Apreciamos um delicioso capuccino, fizemos um passeio clássico de 4 horas. Passamos pela Piazza de San Marco, andamos pelas ruelas, e lógico, compramos um souvenir. Além disso, fomos até uma das pontes, neste caso a da Academia e retornamos ao navio.

*Dica: para um passeio em que o navio fica apenas 6 horas, há necessidade de ser rápido e ter um planejamento bem estruturado, pois o tempo passa voando. Então, programe-se e faça um roteiro prático, se precisar, use o waze ou google maps.

Se me perguntarem 1.000 vezes se vale a pena sair, mesmo com chuva e frio em Veneza, sempre responderei, sim! Veneza sempre te surpreenderá.

03. KOTOR/MONTENEGRO:

Surpreendente é a palavra que traduz a chegada de navio a esta cidade. Podemos até dividir em duas partes: a entrada para chegar a cidade pelo fiorde, margeando as serras e a mata muito verde, se abrindo até ancorar no porto de Kotor – a cidade medieval e a segunda parte que é os encantos escondidos de Kotor.

Encravada nas montanhas de baía de mesmo nome, Kotor, em Montenegro, parece aqueles cenários de cartão-postal. À medida que adentamos o fiorde a cidade vai aparecendo e tomando conta do cenário. É uma cidade medieval que recebe diversos cruzeiros que adentram pela estreita ligação de suas águas com o Mar Adriático.

Como dissemos, nem em todas as paradas há necessidade de adquirir tour, esse foi outra cidade em que fizemos questão de fazer sozinhos. O Porto fica a metros do portão de entrada da cidade, e assim, iniciamos a nossa exploração a procura da trilha que leva até a Fortaleza de St. John’s com 1300 degraus além dos trechos sem escada, e creiam, ainda pagamos 8 euros para ter acesso a subida!

No meio da trilha, você irá se deparar com a Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Acho que ela está ali para pedirmos ajuda para continuar a subida.

A trilha completa leva em torno de 2 horas (subida e descida). O caminho até o topo é de aproximadamente 4,5 km, cheio de pontos com vistas maravilhosas até, enfim, você chegar ao topo da Fortaleza.

A vista é maravilhosa e realmente valerá cada degrau que você subiu.

Na volta, torna-se obrigatório o passeio pelas ruas da cidade, e em cada esquina uma loja de souvenirs, com vendedores que se dispõe a contar tudo sobre a região, a religião e a cidade. Eles fazem a cidade mais colorida. Para nossa surpresa, as Matrioskas, também são produzidas manualmente na cidade, não são baratas, mas são lindas.

04. MYKONOS:

Neste destino, o navio ficou atracado desde manhã até as 2 horas do outro dia, então horário não era problema, tínhamos o dia inteiro livre para passear. Como já conhecemos Mykonos de outras viagens, aproveitamos para explorar os pontos que já havíamos passado e principalmente outros que não havíamos ido.

Descobrimos que, cerca de 500m do porto, há diversas lojas de aluguéis de scooters e de carros. Sendo assim, em pouco tempo já estávamos contratando uma scooter para nossa aventura (negociamos por 50 dólares a diária).

Como tudo que é bom a gente repete! Passamos pelo cartão postal de Mykonos, dos moinhos de vento, a Little Venice, e pelas lojas aos arredores. Sendo assim, aproveitamos para nos deliciar com um restaurante que adoramos na Ilha, o D’Angelo. O atendimento é excelente e com um preço acessível (pratos em torno de €15 a €30 euros).

Após almoço, vamos explorar a ilha… muitos km de pura diversão. Aqui algumas fotos para degustação do passeio e dos lugares paradisíacos de Mykonos.

Mais informações, acessem nosso post de Mykonos, onde falamos de todos os passeios que fizemos detalhadamente.

05. SANTORINI:

Para nossa parada em Santorini, o cruzeiro ficou atracado 7 horas. Mas como já conhecemos o tráfego da ilha e aliado que o desembarque é realizado por lanchas, preferimos contratar o passeio que levava até a aldeia de Oya, (pronuncia-se IA) e depois Thyra.

Foi nossa sorte, além do desembarque ter sido relativamente rápido, quando chegamos em terra não achamos nenhum taxi, ônibus ou transporte para levar, para contratar.  Contudo, neste caso, ali estava o nosso ônibus nos aguardando para o passeio.

Em Oya, o passeio possibilitou uma viagem pelos principais pontos turísticos, sem muita pressa.

Fomos a uma vinícola para degustação de ótimos vinhos e queijos, e após, nos levaram para um rápido passeio em Thyra, onde recebemos um voucher para descermos até o porto de teleférico.

*Dica: cuidado com o tempo necessário para descida de teleférico. Normalmente tem uma fila enorme, portanto não deixe para descer no último momento, pois você vai perder o navio.

Santorini merece ser desfrutado em muitos mais dias. A ilha é linda, cheio de passeios, praias, lugares inusitados para conhecer. Mas, quando se trata de um verdadeiro ‘splash’ o jeito é ganhar tempo.

06. CORFU:

Quando fizemos esse cruzeiro, o MSC Poesia, em sua última parada, atracou na cidade de Corfu e aqui o tempo também não era um aliado. Contudo, contratamos um passeio para visitar o centro e uma visita ao Palácio Achilleion ou Palácio de Aquiles.

No passeio do centro, pudemos passear pela orla, conhecer um museu, e ter um tempo livre para explorarmos umas ruas próximas.

*Dicas do passeio: os preços de jóias (ouro) e presentes, tem preços muito atraentes, vale a pena dar uma olhadinha nas lojas do centro.

Palácio de Sissi:

Na segunda parte do passeio, nos levaram até uma colina com uma imponente e belíssima mansão. Essa mansão serviu de residência para a Rainha Elizabeth da Áustria, que era carinhosamente conhecida por Sissi. Fomos agraciados com o passeio guiado pelos aposentos, jardins e a vista, os cartões postais deste monumento.

Nossa opinião sobre Cruzeiro pela Itália e Grécia, ou por qualquer outro destino é que esse tipo de viagem é bem mais barato quando comparado a alternativas para o mesmo roteiro. Outra vantagem é que esse tipo de viagem favorece o descanso, pois o desembarque para conhecer as cidades é optativo. Caso o viajante não queira descer terá um resort bem vazio a sua disposição.

Tem lugares que essa pequena parada te leva a confirmar a necessidade de retornar e ficar dias, conhecer a cidade em detalhes. A Grécia em minha opinião é um desses lugares, já viemos duas vezes, e retornar sempre será bem-vindo.

E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Ficou alguma dúvida sobre viajar em cruzeiro? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *