Costa Amalfitana

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira
  • Onde ficar

A Costa Amalfitana tem preços médios mais elevados que as outras regiões da Itália, reservar com antecedência é necessário para conseguir preços justos.

Saiba Mais
  • Onde comer

A região é cheia de restaurantes, preços variados.

• Compras

Aproveite o artesanato, limoncellos e os vinhos regionais.

Saiba Mais
  • O que fazer

Planeje-se antes de começar a rodar pela região, assim você não perderá tempo e ainda otimizará o passeio. Há muitos passeios a fazer sem custo, aproveite!

Continuando por nossas viagens pela Itália, hoje vamos contar um pouquinho sobre a Costa Amalfitana, um lugar deslumbrante e uma costa maravilhosa, cheia de belezas e surpresas a cada curva. Nossa viagem começou pela região da Puglia, mais precisamente por Bari, então se quiserem deem uma olhadinha no post de Bari.

Após dias maravilhosos na região partimos de carro para nosso destino, a incrível Costa Amalfitana, e para a cidade de Positano, onde ficamos hospedados e fizemos de base.

Mapa MICHELIN Amalfi - mapa Amalfi - ViaMichelin

O QUE FAZER

Aqui vale ressaltar que ficamos 5 dias na região, eu achei pouco, a região é cheia de coisas para ver e conhecer, apesar de dizerem que são somente 60 km a quantidade de passeios é infinito.

Vou detalhar aqui o que conhecemos, pois alguns passeios fizemos de carro e outros de scooter.

POSITANO

Essa foi a cidade que fizemos questão de ficar, tanto bela beleza, quanto por ser uma das poucas que existem praia. Para essa viagem, sabendo que os hotéis são bem caros, fizemos a reserva com mais de 6 meses de antecedência, assim que compramos as passagens, e escolhemos o Hotel La Rosa dei Venti, localizado na Via Formilo, muito próximo a ônibus e ao estacionamento conveniado, devido a reserva antecipada pagamos €580,00 a estadia completa com café da manha servido no quarto, mais precisamente na sacada do quarto!!

A primeira dica para garantir um bom lugar é: reserve com antecedência. Em geral, as poucas acomodações na vila estão cheias com 4 a 6 meses de antecedência.

Outra dica interessante é escolher um quarto com varanda ou vista,  e desfrutar o cenário incrível do lugar!

Positano

Conhecer Positano é uma das melhores experiências, pois há possibilidade de ir pelas inúmeras escadas, se perder e descer e subir novos degraus, ou fazer o trajeto pela rua principal que corta a cidade, onde passam os carros, ônibus e taxis.

No primeiro dia, optamos pelas escadas, depois de uns 500 degraus, e nos dias seguintes somente passeamos pela rua principal.

Spiaggia Grande

Essa é a principal praia da Positano e a mais badalada. É daqui que saem os passeios de barco para a Capri e por outros lugares na Costa Amalfitana, sejam passeios de ferry ou de lanchas privativas.

Como da para observar na foto, uma boa parte da praia é reservada, ou seja, é paga, aquele lindo lugar de espreguiçadeiras e guarda-sóis com serviços de garçom, banheiros e duchas, em 2019 saia por €20,00 por pessoa.

Na ponta esquerda da praia tem, no alto das rochas, a discoteca Music on the Rocks, onde DJs animam as noites de verão.

Para quem quer estender a canga na praia, também tem seu espaço, assim Positano atende a todos os gostos e bolsos.

É dessa praia que partem barcos privados (que você contrata por hora para passeios) e a balsa (ferryboat) que faz o transporte de pessoas entre para Capri, Sorrento, Amalfi, consulte antes, pois dependendo do vento, chuva ou maré pode não estar funcionando no dia.

Spiaggia di Fornillo

Por meio de um caminho entre o mar e as montanhas, o Via Positanesi d’America(do lado direito da torre de defesa) te levará a uma praia um pouco mais escondida e cheia de charme, e com restaurante com preços mais acessíveis.

Poucas pessoas vão conhecer esse cantinho de Positano  e fora de temporada é quase um deserto.

Passear pelo Centrinho

Andar pelas ruelas e se deparar com inúmeras lojas que vendem artesanatos, joias e roupas de linho que até os dias de hoje estão entre os destaques da região.

Para conhecer as outras cidades da Costa Amalfitana preferimos fazer de scooter, assim, andando pelas ruas achamos um local que alugava por dia, e poderíamos ficar ate o anoitecer, o que para nos era perfeito… pois não ficaríamos presos a horários, assim alugamos junto a Positano Rent a Scooter.

Scooter

AMALFI

O trecho entre Positano e Amalfi dá para ser feito de barco, carro ou de scooter, a escolha é sua, o passeio entre as cidades é rápido e cheio de paradas, assim, para quem gosta de foto é um pouquinho lento.

A entrada a cidade já diz o que espera pela gente, da para resistir?

A cidade que dá nome a Costa Amalfitana é puro charme. Ao passar pela porta o destaque já é visivel: a Duomo de Amalfi, dá para segurar as lagrimas?

Aqui existem opções de restaurantes mais acessíveis, pizzas de balcão a €1,50 e gelato a partir de €1,00.

Alguém aqui resiste a uma bruschetta?

Pois é a cidade por si só esbanja a alegria italiana, e ainda tem esse mar de dar inveja, pena que a água estava gelada.

FURORE

Poucas pessoas conhecem a cidadezinha de Furore, ela fica encravada nas pedras, simples, e cheia de vistas maravilhosas.

O Fiorde do Furore

A principal atração desta pequena cidade é, sem dúvida, seu lindíssimo fiorde do Furore é uma pequena praia com charmosos, e apenas, 25 metros de comprimento.

É chamado também de Vallone, ou seja, um trecho de praia no litoral que representa uma feição morfológica muito típica do território onde está localizado. Os dois lados da montanha se unem por uma ponte com 30 metros de altura, sobre a qual passa a rodovia estadual de Amalfi, mas para quem vem de carro é impossível parar.

Atualmente, não é possível mais descer pelas escadas da rodovia até a praia, o acesso é realizado somente por barcos.

Como curiosidade, vi em outros post que aqui é que se realiza o Campeonato Internacional Marmeeting Mediterranean Cup High Diving, show hein!!

MAIORE

Essa cidade foi a primeira a conhecermos, foi onde almoçamos na chegada de Bari nos surpreendeu pelo atendimento que recebemos no restaurante a beira mar, cardápio com preços super acessíveis, seus calçadões e a beleza impar da praia.

PRAIANO

Aqui um dos lugares que somente quem esta com tempo consegue visitar, essa praia, fica numa rua em curva, portanto poucos param, e ainda para chegar é uma ladeira bem considerável, assim muitos passam direto sem dar oportunidade para esse cantinho, olha o local:

O detalhe é que a parte mais bonita esta após a calçadinhas ao lado da montanha… onde além da beleza natural e a vista da ilha de Capri, ainda há um restaurante de tirar o folego de quem ali chega, pratos deliciosos e preços bem em conta, fora o atendimento para lá de especial.

RAVELLO

Aqui foi um capitulo a parte, a ida por si só já é uma experiência maravilhosa, pois subir ate o topo da montanha por estrada que somente passa um veículo, já se torna única, agora imagina fazer isso de moto…chegar na cidade e passear e ter paisagens maravilhosas, só mesmo passando uma tarde nessa cidade.

Passear pelos labirintos da cidade, nos levou ao local mais lindo em Ravello, aos Jardins da Villa Cimbrone, um lugar inesquecível!

O lugar inspira a meditação, a tranquilidade e ao mais profundo sentimento de leveza, onde tudo é lindo, a paz reina.

Passear entre flores, estatuas e o mar…

Ravello é uma daquelas cidades para sentir, apreciar e não ter pressa de sair!

SORRENTO

Fizemos o passeio para a Costa Sorrentina, aqui foi um bate e volta, pela manha, pois nossas comprinhas necessitavam de mais uma mala, para caber tudinho, assim aproveitamos para dar uma volta, e comprar uma mala de couro, já que aqui os modelos são lindos!!

Bem no centro há uma rua de comercio local, cheio de malas de couro, especiarias, vinhos, doces, balas de limoncello e lindas cerâmicas pintadas a mão com preços bem mais acessíveis que na costa amalfitana.

Então, já que estamos passeando, temos que ter  foto da Costa Sorrentina para provar que estivemos ali, certo!!

Sorrento é uma cidade bem maior, portanto aqui segue aquela regra de deixar o carro em estacionamento, cuidar onde estacionar, olhar para atravessar as ruas, pois turista sempre da uma vacilada, certo.

VESÚVIO

Como estávamos de carro, aproveitamos o dia e fomos até o Vesúvio, não estava nos planos, mas já que estamos viajando quebrar a planejamento faz parte certo, assim, fomos conhecer o Vulcão que não esta tão bem adormecido assim, pois tinha bastante fumacinha saindo dele.

A subida é tranquila, mas requer um pouco de preparo, pois o ar vai ficando um pouco rarefeito e a estrada é de pedras, portanto, cansa um pouco mais na subida, e a vista… deslumbrante

A sensação de estar pertinho é indescritível, como é diferente poder olhar e sentir de perto o que somente vemos em livros, sao mais de 200 metros de cratera… é muita coisa.

ONDE COMER:

Nos almoçamos em todas as cidades que passamos, o preço médio do menu girou em torno de €10,00 a €20,00, por pessoa.

ONDE FICAR:

Recomendamos Amalfi, Praiano e Positano, em qualquer dessas cidades e possível fazer passeios maravilhosos e desfrutar de momentos incríveis na região.

Nossa opinião da Costa Amalfitana: recomendamos ir na baixa e media temporada, pois na alta temporada os engarrafamentos são gigantescos. Para fazer paradas ao longo da estrada, praticamente só se estiver de moto/scooter, pois são raros lugares para parar de carro.

Não recomendamos o passeio de bate e volta, além de cansativo não será em nada produtivo , tendo em vista que a região é montanhosa e cheia de lugares para parar e conhecer.

E você, o que achou desse roteiro, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Pergunte ou comente para a gente aí embaixo que vamos adorar responder ou saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *