Dicas rápidas de planejamento para sua viagem

Cristiane Oliveira
escrito por Cristiane Oliveira

Não sabe como planejar sua viagem de férias? Deixa que a gente te ajuda! A primeira coisa que você tem que definir é o destino, ou o mês. Parece estranho mas não é, as vezes o a combinação destino x mês não é a melhor combinação, por exemplo:

– Machu Picchu – a época de seca é de abril a outubro, se chover muito eles fecham o parque;

 

– Caribe – Já época de furacões vai de julho e termina em Novembro, com a maior incidência entre a segunda quinzena de Agosto e até o mês de Setembro.

 

Canadá – e um destino relativamente barato, em geral, entre maio e setembro, as temperaturas são amenas e bem provável que você não sentirá tanto o choque climático mas o inverno e muito rigoroso e as temperaturas podem chegar a -30º.

 

• Quando iniciar?

Eu recomendo iniciar com 1 ano, tempo suficiente para pagar os custos da viagem como um todo, economizar para as atrações e compras, e não ficar com dividas.

Um não planejamento pode virar uma grande dor de cabeça no após a viagem, pois ninguém merece ficar pagando passado. Já será época de pensar num novo ciclo, ou seja planejar a próxima, concordam?

 

• Custos da viagem:

Quando pensamos em viajar, pensamos somente nas passagens e hospedagens, mas vai muito mais além, ainda teremos que acrescentar a alimentação, parques ou atrações, transporte, seguro viagem e as compras.

 

Em cada viagem há itens que podem pesar mais que outros, por exemplo:

– Orlando – a passagem e hospedagem, normalmente é muito barata, entretanto quando acrescentamos o valor de ingressos para parques, percebemos como se trata de um destino caro.

 

– Nova Iorque, Veneza e Paris – pensa em estadias na estratosfera, ainda, tem os ingressos para as atrações.

 

– Londres – foi a refeição mais cara que pagamos na vida, no Hard Rock café pagamos mais de 100 libras para 4 sanduíches.

 

– Chile – passagens e hospedagens são as isca, os valores de refeições e roupas de inverno são muito elevados, posso garantir que superam os valores praticados na Europa.

 

Então, vamos falar um pouco de cada um dos itens que compõe uma viagem:

– Data da viagem: a sua data de saída é fixa ou maleável?

– Destino: para onde vamos?

– Quantas pessoas? Em família ou casal?

– Precisaremos de carro?

 

Temos muitas coisas a pensar antes de estruturar nossa viagem, correto? Mas superada essas perguntas, vamos as dicas:

• Passagens:

Tudo depende de quanto tempo você terá para se planejar para a viagem, particularmente, planejo tudo com no mínimo 12 meses de antecedência. Já que com esse tempo haverá muitas promoções de passagens com preços mais acessíveis e tempo de viagem reduzido, o importante é acompanhar a evolução dos preços, seja de passagens como hotéis, a parte mais cara da viagem.

 

Esse período vale acompanhar o preço para compra de passagens com milhas ou com milhas e dinheiro. Eu recomendo sempre cotar a passagem aérea, para:

– Saída da sua cidade para o destino;

– Saída da sua cidade para as cidades próximas;

– Saída de outras cidades para o destino;

– Saída por uma cidade e retorno por outra.

 

Essas simulações ampliam e muito a nossa forma de formatar a viagem, e nem sempre aumentam o valor. Sugiro sempre realizar as pesquisas diariamente e nos mais variados horários.

 

Este raciocínio serve , também, para viajar aqui nos destinos nacionais.

 

Uma boa maneira de acompanhar os preços e saber se as passagens estão em um preço legal é se cadastrar nos sites de promoção de passagens como melhoresdestinos. com, passagensimperdiveis, ou qualquer outro site que você tenha afinidade para ter ideias de quando custa as passagens.

 

• Acomodações – nossa sugestão é simples, assim que você saiba as datas da viagem, faça reserva num hotel, do jeito que você queria, com cancelamento grátis. Normalmente, você irá se surpreender, pois as tarifas de quartos com 12 meses de antecedência são muito baratas.

 

Entretanto, diferente das passagens aéreas, ao longo desse período, novas  promoções podem aparecer. Outros lugares você queira encaixar ou outros hotéis podem aparecer como alternativa, e assim e você pode reduzir ainda mais os custos de hotel.

 

Já tive casos em que a reserva parecia perfeita, e consegui uma redução de mais de 20% no mesmo hotel, num outro site de reservas. Portanto, sempre que possível faça uma reavaliação, quase que todos os dias, nos mais diferentes horários e sites, inclusive no do próprio hotel.

 

Uma maneira também usada para ganhar diárias de hotel é por meio de reservas no hotéis.com. Visto que, onde a cada 10 reservas concluídas você ganha uma diária pela média das diárias reservadas. Se vale a pena, tudo dependerá dos valores que você terá em mãos.

 

– Hotel/pousadas: sem dúvida, o preferido em viagens, pois possibilita reserva em locais muito próximo das atrações.

Ponto fraco: normalmente são mais caros quando comparados a outros tipos de hospedagem.

Ponto forte: com planejamento dá a oportunidade de reserva sem pré-pagamento, com valores atrativos e ainda possibilitam o pagamento parcelado em reais.

 

Nós usamos para fazer reservas o site do hotel, booking.com e hotéis.com,

 

– AirBNB/Aluguetemporada.com – sites de reserva de casas ou apartamentos:

Muito utilizado atualmente, eu recomendo muito a leitura dos comentários previamente, pois as fotos podem enganar e muito. Já utilizamos, em Natal/RN o apartamento era maravilhoso, já em Atenas/Grécia, ficou a desejar.

Ponto forte: os preços são mais em conta que os hotéis.

Ponto fraco: pagamento antecipado de parte ou de todas as diárias.

 

– Apart-hotel/apartamentos – ficamos em diversos apart-hotel e apartamentos nas viagens pela Europa, normalmente reservados pelos sites booking.com e hotéis.com ou reservados diretamente com o site. Visto que, a melhor parte é que possuem as facilidades de uma casa, inclusive com máquinas de lavar e secar roupas, para aqueles que curtem viagens de mais de 10 dias, é uma grande mão na roda.

 

– Hostel – não vamos emitir opiniões pois não ficamos hospedados.

 

• Meios de transporte: Esse dependerá diretamente do destino das suas férias, vamos ver se conseguimos ajudar:

Aluguel de carro – existem lugares onde as atrações e passeios tornam o carro indispensável, entretanto, para outros, nem tanto. Vamos a uns exemplos:

 

– Cidades que adoramos estar de carro: No Brasil: Natal, Recife, Maceió, Florianópolis, Curitiba. No exterior: Orlando, Miami, Califórnia, Norte e Sul da Itália, Nice e Mônaco.

 

– Cidades que não usamos carro: Rio de Janeiro (capital), São Paulo (capital), Nova Iorque, Paris, Londres.

 

Deu para perceber, só de colocar os nomes das cidades dá para ver se que será um verdadeiro transtorno para dirigir ou estacionar e em outros o será seu melhor meio de transporte, tudo dependerá do perfil da sua viagem.

 

• Seguro Viagem:

Sempre recomendo, o valor é muito baixo para não ser contratado, principalmente em viagens para fora do Brasil. Para que economizar com essas coisas, sempre contratamos nas viagens. Há vários sites com descontos, e cotar sempre, essa é a melhor opção.

 

• Refeições/custo com alimentação:

Este item é complexo, tudo depende do perfil de cada viajante.

 

Muitos não passam nem perto de restaurantes, optam por fast food ou alimentação de mercado. Dessa forma, para este perfil, o valor gasto deve ficar em torno dos $20,00 dólares/dia ou até menos.

 

Para quem gosta de alimentação saudável, somente realizada em restaurantes, muito provavelmente o seu gasto pode superar a $100,00 dólares/dia/pessoa.

 

E temos aqueles, que é o nosso caso, que estipulam uma média de gastos dia com alimentação. A nossa regra de viagens é $120 dólares/dia. Portanto, para terem uma ideia, gastamos esse valor em Orlando em 2017 em 6 pessoas, revezando restaurantes, fast food e refeições em casa. Essa regra básica possibilita você comer bem em diversos lugares.

 

• Atrações/passeios/excursões:

Por fim, vamos a diversão! Primeiro selecione o que conhecer na cidade e o custo de cada atração, a partir dai faça a sua seleção. Sempre há como economizar, e não se esqueça sempre tire um tempo para conhecer e apreciar a cidade, as vezes esse é o melhor de tudo.

Regra de Ouro: normalmente para os destinos mais populares há pacotes de atrações, ou cupons de desconto. Um site que sugerimos para sempre dar uma olhada é o Get Your Guide, já compramos go cards através dele, e estava com preço excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *